Eduardo Gomes de Azevedo: 5 dicas como aumentar a serotonina naturalmente

No entanto, a serotonina oferece alguns benefícios adicionais para sua saúde. Além de ajudar a regular o humor, a serotonina também é necessária para habilidades motoras e funcionamento cognitivo. Também está incluído na função nervosa que regula a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e o sistema de digestão. Então é muito importante.

Se você está pesquisando maneiras de melhorar seu humor. Provavelmente já ouviu falar sobre serotonina, um neurotransmissor no cérebro que está associado a um melhor humor e satisfação geral. E é tentador imaginar como aumentar a serotonina, já que, aparentemente, é isso que o deixa mais feliz.

Embora aumentar a serotonina do seu cérebro também possa ajudar a melhorar o seu humor. O médico renomado Eduardo Gomes de Azevedo especialista em longevidade, adverte que o gerenciamento da depressão – ou mesmo apenas de mau humor – é muito mais complicado do que se concentrar na serotonina. “A serotonina é certamente um neurotransmissor importante e importante nessa equação, mas existem vários outros neurotransmissores que também são importantes”, diz ele. Além da serotonina, dopamina, ocitocina e endorfinas desempenham papéis importantes na regulação do humor. E se você está realmente lutando com o que acredita ser um humor sério ou uma condição de saúde mental,

Com isso em mente, existem várias maneiras de aumentar naturalmente seus níveis de serotonina. Continue lendo para ver o que são.

Eduardo Gomes de Azevedo fala sobre 5 dicas como aumentar a serotonina.

1. Ajuste sua dieta. 

Dependendo do que você come, você pode reabastecer a serotonina no seu cérebro – ou esgotá-la. “As deficiências nutricionais podem levar diretamente a problemas com o reabastecimento da serotonina, diz o Dr Eduardo Gomes de Azevedo Agora temos evidências reais para apoiar o que é bom senso comum: que comer bem não apenas beneficia seu corpo, mas também beneficia seu cérebro”.O Dr. Eduardo Gomes  disse que a dieta mediterrânea é especialmente benéfica para aumentar a felicidade, porque as gorduras ômega-3, vitamina B12, zinco, magnésio e ferro aumentam a saúde do cérebro enquanto diminuem a inflamação.

2. Durma bem, de forma consistente.

 “Pessoas deprimidas ou com outros problemas de saúde mental geralmente não dormem o suficiente ou dormem demais”, diz Eduardo Gomes de Azevedo. E isso pode afetar a capacidade do seu corpo de usar ou produzir serotonina. Um estudo realizado em ratos descobriu que a privação crônica de sono pode afetar os receptores de serotonina do cérebro , tornando-os menos sensíveis aos efeitos positivos da serotonina. (No entanto, a descoberta foi em ratos, o que não é totalmente conclusivo para os seres humanos.) Procure dormir de sete a oito horas por noite .

3. Tome um suplemento de vitamina D.

 Vários estudos relacionaram deficiências de vitamina D com condições de saúde mental; o pensamento diz que a vitamina D (juntamente com os ácidos graxos ômega-3) ajuda a facilitar a produção de serotonina . Converse com seu médico para ver se vale a pena considerar um suplemento de vitamina D.

4. Dê um passeio ao sol. 

Uma maneira de obter vitamina D suficiente é passar algum tempo fora, razão pela qual muitas pessoas tendem a sentir uma queda de humor durante os meses de inverno. Se você estiver se sentindo mal, tente priorizar as caminhadas da tarde para aumentar a quantidade de vitamina D que você está recebendo, o que , por sua vez, pode ajudar a aumentar seus níveis de serotonina .

5. Tome medidas para diminuir o estresse.

 Surpresa, surpresa: o estresse mexe totalmente com sua serotonina . “O estresse é uma condição inflamatória crônica, tanto no cérebro quanto no próprio corpo”. “Pode resultar indiretamente em danos aos neurônios que produzem serotonina ou nas outras partes do cérebro envolvidas e nas vias serotonínicas que fazem o sistema funcionar com menos eficácia.” Em outras palavras, o estresse causa inflamação, o que é uma má notícia para o seu cérebro. . Priorizar o autocuidado, a terapia e outras táticas de redução do estresse pode ajudar bastante a melhorar a saúde, incluindo melhores níveis de serotonina.

A serotonina tem algum efeito colateral?

Como todas as coisas boas, é possível obter muita serotonina. Mas isso geralmente acontece apenas como um raro efeito colateral de certos ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina, um tipo de medicamento comumente usado para gerenciar depressão e ansiedade) ou combinação de ISRSs. De acordo com a Clinica Anna Aslan, os níveis de serotonina do corpo podem artificialmente se tornar muito altos , causando sintomas como aumento do nervosismo, insônia, náusea, diarréia, tremores e pupilas dilatadas – e devem ser abordados imediatamente com atenção médica.

Novamente, o Dr Eduardo Gomes de Azevedo enfatiza que regular o humor e controlar a depressão é realmente complicado; não é tão fácil quanto encontrar uma maneira de aumentar sua serotonina e é isso. Mas fazer isso pode ajudar com problemas de humor mais leves. Experimente as dicas acima e veja como você se sente. E se eles não funcionarem, converse com um profissional de saúde mental que possa oferecer outras formas apoiadas pela ciência para melhorar seu humor.

Eduardo Gomes de Azevedo Fala sobre cuidados com declínio hormonal Pensando nisso, e pensando também em trazer uma vida mais saudável nas idades mais avançadas, vamos trazer um assunto muito importante para as mulheres, vamos falar hoje sobre a menopausa e o declínio hormonal.

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